A Alto Minho Youth Orchestra (AMYO) abre inscrições para a formação da sua orquestra para o estágio de verão de 2026, no qual será interpretada a Sinfonia n.o 2 de Gustav Mahler. As provas de admissão estarão abertas até 28 de fevereiro de 2026 e poderão candidatar-se músicos com idades compreendidas entre os 16 e os 28 anos.
Os interessados podem inscrever-se através de gravações ou presencialmente em Viana do Castelo e no Porto.
A quinta edição deste encontro decorrerá de 24 de julho a 1 de agosto de 2026 em Viana do Castelo, com locais de concertos ainda por anunciar. O maestro será Miguel Sepúlveda, vencedor do Concurso Internacional de Direção de Orquestra de Roterdão e nomeado Dudamel Fellow na Filarmónica de Los Angeles.
A Alto Minho Youth Orchestra é uma iniciativa de formação artística e valorização cultural promovida pela Associação Musicis Pontem, responsável pela criação da Orquestra do Alto Minho.
Desde 2022, o projeto consolidou-se como um programa de referência na formação orquestral de jovens músicos em Portugal e no noroeste peninsular. Ao reunir anualmente cerca de 80 a 100 instrumentistas entre os 16 e os 28 anos, provenientes de diferentes países da Europa, a AMYO cria uma oportunidade única de integração e aprendizagem, num contexto artístico exigente e orientado profissionalmente. A orquestra tem realizado concertos em salas como a Casa da Música do Porto e no Festival Cistermúsica de Alcobaça.










