Altominho.tv

Arcos de Valdevez é parceiro no projeto Life Revive

O município de Arcos de Valdevez é um dos parceiros beneficiários do projeto Life Revive (2026-2030) – soluções inovadoras e integradas para mitigar as pressões hidromorfológicas e melhorar o estado das bacias hidrográficas dos rios Lima e Vouga.

A reunião de apresentação decorreu em Ponte de Lima, onde o município arcuense esteve representado pela vice-presidente, Emília Cerdeira.

O encontro contou ainda com a presença de investigadores da Universidade de Évora, representantes do ICNF, pescadores e associações ligadas à pesca.

O Life Revive enquadra-se em cinco tipologias de ação: restauro da conetividade, controlo de invasoras aquáticas, melhoria de áreas de desova, repovoamento/translocação e otimização de caudais ecológicos.

Durante o encontro foram ainda abordados outros temas como a gestão, a conservação dos peixes migradores e a pesca da lampreia e do sável nos rios Lima e Cávado.

O Life Revive é desenvolvido pela Universidade de Évora, com apoio técnico-científico do MARE – Centro de Ciência do Mar e do Ambiente e da AR NET – Rede de Investigação Aquática, e financiado, na sua maioria, por fundos comunitários.

O município de Arcos de Valdevez considera essencial esta parceria, que reflete as preocupações com a nossa fauna, num compromisso de proteção dos nossos rios.