O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse que a partir de hoje, vai começar-se “a escrever uma nova página de sucesso na história do concelho” garantindo que o executivo municipal partirá “à conquista do futuro”.
“Unidos, somos mais fortes, juntos, somos a força transformadora que moldará um concelho de justiça social, modernidade e respeito pelas nossas tradições. Conto com a energia dos jovens, a sabedoria dos mais experientes e o espírito inovador dos nossos empreendedores para fazer desta mandato um verdadeiro marco de progresso e união”, afirmou Luís Nobre.
No discurso que proferiu hoje na tomada de posse do novo executivo municipal, no teatro municipal Sá de Miranda, adiantou que um mandato que hoje se inicia será “de políticas e ações criativas e assertivas, repleto de imaginação e de persistente trabalho que garanta prosperidade”.
“O nosso futuro não poderá deixar de estar sempre intimamente ligado ao sentimento de prosperidade, porque só assim podemos sonhar, gerar novos negócios e garantir riqueza que contribuam para o nosso desenvolvimento coletivo”.
Luís Nobre foi reeleito, nas autárquicas de 12 de outubro, para um segundo mandato, mantendo o PS na presidência da Câmara de Viana do Castelo (32 anos), ao alcançar 42,76 % dos votos, com cinco eleitos no executivo municipal, a mesma equipa do atual mandato.
A coligação PSD/CDS-PP, liderada por Paulo de Morais, alcançou 28,02 %, elegendo três vereadores.
O Chega elegeu Eduardo Teixeira, obtendo 14,98% dos votos.
Luís Nobre sublinhou que “o tempo continua a ser de mudanças aceleradas, com muita incerteza e adversidades, mas também com linhas claras de oportunidades e desenvolvimento”.
“Temos que agir e assumir roturas, quando necessárias, para evoluir, com determinação, de forma sustentada e convergente. Quero um concelho sustentável, aberta ao mundo e à mudança, responsável, inclusivo e integrador, que garanta crescimento participado e articulado com todos os atores e agente do concelho e os que no futuro venham a fazer parte de nós”.
Na tomada de posse que classificou como “o momento da consagração de um novo capítulo na história do nosso concelho”, referiu que o ultimo mandato “foi exigente, mas profundamente gratificante, em que prevaleceram o respeito, o debate democrático e a capacidade de construir em conjunto, mesmo quando existiram divergências de natureza ideológica”, agradecendo “o empenho, a dedicação e a colaboração de todos [os vereadores], bem como a tolerância e a compreensão demonstradas ao longo do percurso”.
Aos vianenses agradeceu “a gratidão pelo apoio e confiança” depositadas em si e, “em todos os eleitos”.
“Reconhecemos humildemente os desafios que se nos impõe, mas, ao mesmo tempo, vislumbramos e assumimos as inúmeras possibilidades e oportunidades que o futuro nos oferece.
Luís Nobre acrescentou que nos próximos quatro anos a autarquia continuará “a concretizar uma verdadeira agenda transformadora, alicerçada nos domínios da Investigação, da Indústria de Futuro (Economia Azul e Verde) e de Marcas Globais, na Educação e em Projetos Educativos, no Desporto, no Ambiente, na Ciência, na Cultura, na Saúde e na Coesão Social e Territorial”.
Referiu que “gestão” que hoje se inicia “assentará em princípios sólidos de ética, transparência e compromisso com a verdade, tal como aconteceu no mandato que agora termina”.
“Não se trata apenas de administrar recursos, mas de transformar a realidade por meio de ações que gerem impacto real e duradouro. Trabalharemos lado a lado com os cidadãos e representantes locais para desenvolver planeamento e construir estratégias que atendam às necessidades de população com dignidade, eficiência e respeito”, destacou.
Segundo Luís Nobre, o mandato que hoje começou “fundamenta-se em metas concretas e compromissos sólidos com a transparência e a responsabilidade, concretizáveis com a execução dos 10 Eixos Estruturais e as 100 medidas reconhecidas pela expressiva maioria de vianenses”.
“A união de sinergias é a base para que possamos superar barreiras e alcançar a nossa ambição. Em nome do compromisso com o bem-estar de todos os vianenses, reafirmo que o mandato se pautará pela ética e pela escuta ativa. As portas estarão sempre abertas para o diálogo” (…) por “acreditar na força do debate construtivo, na transparência das ações e na responsabilidade partilhada”, observou.
Luís Nobre afirmou que com “a colaboração e o impulso de todos”, a autarquia transformará “os desafios em oportunidades e os sonhos em realizações”.


 Lusa
 Lusa






 
		                 
		                 
		                 
		                 
 
		                 
		                 
		                 
		                 
		                 
		                 
		                 
		                