A Casa das Artes recebeu ontem a sessão solene de instalação dos novos órgãos autárquicos do Município de Arcos de Valdevez para o quadriénio 2025-2029. A cerimónia marcou a tomada de posse dos membros da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal, assim como dos presidentes das 35 Juntas de Freguesia atualmente em funções, com a exceção de Cabreiro, que realizará eleições no próximo domingo devido a um empate nas autárquicas.
O executivo municipal, liderado pelo presidente Olegário Gomes Gonçalves, do PSD, ficou constituído por seis vereadores: cinco do PSD – Emília da Graça Neto Cerdeira, João Carlos de Barros Taveira Santos do Vale, Angélica Leite da Costa Ferreira e Marlene Cristiana Amorim de Barros – e dois do PS – João Braga Simões e Flávia Daniela Oliveira Afonso.
No seu discurso de investidura, Olegário Gonçalves definiu o momento como um “novo ciclo”, comprometendo-se a trabalhar com “memória do passado” e “foco na construção de um concelho de futuro”. O autarca agradeceu aos eleitores e a todos os que serviram o concelho no mandato anterior, incluindo elementos da oposição.
Foram anunciadas como prioridades para o mandato a criação de um Gabinete Municipal da Agricultura e um programa de construção de habitação a custos controlados. Na área da Segurança e Proteção Civil, está prevista a construção de uma Base de Apoio Logístico no Heliporto, com vocação regional, e a criação de um Gabinete de Proteção Civil.
O presidente eleito referiu ainda o reforço dos serviços de Saúde, o aumento de áreas industriais e a melhoria das ligações viárias entre Arcos de Valdevez e Paredes de Coura (EN303) e Monção (EN101). Na Educação, destacou a construção da Escola de Ensino Artístico e o alargamento da oferta de Ensino Superior. Na Cultura, prometeu a requalificação do Cine Teatro Alameda e a criação de uma Galeria Municipal.
Na sessão constitutiva da Assembleia Municipal, foram eleitos para os cargos da mesa João Manuel Esteves (Presidente), Elizabeth Morais Caldas Fernandes (1.ª Secretária) e António Duarte Teixeira Afonso Rodrigues (2.º Secretário).
O ato encerrou o processo de formação dos órgãos municipais, com exceção da freguesia de Cabreiro, cuja eleição complementar se realizará a 26 de outubro.










