O “Espaço de Memórias do Mar”, instalado no Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora, continua a consolidar-se como um grande foco de atratividade. Resulta de um investimento da Câmara Municipal de Caminha, de mais de meio milhão de euros, e foi inaugurado a 7 de julho de 2025.
Em cerca de três meses já recebeu mais de 23 mil visitantes e pode ser visitado gratuitamente, de terça-feira a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
A recuperação do Forte, junto à praia de Vila Praia de Âncora, permitiu dar uma nova vida ao monumento, essencialmente militar, que é hoje um equipamento também ao serviço do lazer, da cultura e do turismo, sem perder de vista a sua vocação inicial.
O projeto de recuperação e valorização do Forte da Lagarteira tinha por objetivo valorizar o monumento, abri-lo ao público e criar mais um polo de atração para Vila Praia de Âncora e para o concelho.
O “Espaço de Memórias do Mar”, que também é uma homenagem à classe piscatória, tem-se revelado um fator de dinamização do turismo.










