O município de Ponte de Lima prepara-se para promover o seu património enogastronómico com mais uma edição da iniciativa “Lourear a Pevide”. Entre 15 de outubro e 30 de novembro de 2025, vinte estabelecimentos do concelho – entre restaurantes, cafés e tasquinhas – vão oferecer uma experiência gastronómica que combina um copo de Vinho Verde Loureiro da região com um petisco, pelo valor fixo de 4 euros.
Segundo a organização, o evento visa promover o Vinho Verde Loureiro de Ponte de Lima em conjunto com a gastronomia local, numa rota que se estende do centro histórico às freguesias mais distantes do concelho.
Entre as propostas gastronómicas destacam-se pratos como Arroz de Chocos com Mexilhões, Sandes de Pão Lêvado com Pernil Assado e Cebola Caramelizada em Vinho do Porto, Tripinhas, Punhetas de Bacalhau e brochetas de tomate e presunto ou de polvo.
A organização sublinha que, este ano, o “Lourear a Pevide” chega “ainda mais longe, com a adesão de novos espaços em várias zonas do concelho”, numa estratégia para “mostrar como o vinho e a gastronomia unem o território”.










