Entrou hoje em funcionamento a Linha Nacional de Prevenção do Suicídio, acessível através do número 1411, criada com o objetivo de prevenir comportamentos suicidários e autolesivos.
A nova linha, que funcionará 24 horas por dia, durante todo o ano, é assegurada por profissionais com formação em saúde mental e suicidologia, entre os quais psicólogos clínicos e enfermeiros especialistas em saúde mental e psiquiátrica.
Segundo dados oficiais, Portugal regista, em média, três suicídios por dia, número que tem-se mantido relativamente estável nos últimos anos, com uma ligeira descida.
A linha foi criada no início de 2024, através de legislação aprovada no parlamento, entrando agora em funcionamento após a publicação da regulamentação na semana passada.
De acordo com Ana Matos Pires, da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, foi desenvolvido um fluxograma de atuação que permite reencaminhar os utentes para serviços adequados, como o INEM, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes, os serviços de urgência hospitalar ou os cuidados de saúde primários, em situações de risco.
Apesar de estar integrada na SNS 24, a linha 1411 terá funcionamento autónomo e identidade própria, estando a coordenação a cargo dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
Toda a informação fornecida será tratada com confidencialidade, em conformidade com a legislação de proteção de dados pessoais.









