Altominho.tv

Pintor de Arcos de Valdevez participa em festival de arte no Canadá

César Amorim, mais conhecido por Mutes, é um operário plástico de Arcos de Valdevez que trabalha a linguagem DesCubismo Contornismo. É pintor autodidata que expõe as suas obras com regularidade desde 2004, tendo ultrapassado as 250 exposições.

Este ano, foi convidado a pintar um mural no festival VIVID Art Fest, no Canadá, onde estará presente de 29 de setembro a 10 de outubro.

“Será um mural executado na minha linguagem pictórica Des-cubismo Contornismo com as dimensões de cerca de 10 a 15 metros quadrados. A pintura será executada na Rua Brock, que leva à Praça do Centro”, revela Mutes.

O pintor acrescenta ainda que “o mural que apresentarei será uma explosão de cores e movimentos, onde as formas são distorcidas e reorganizadas, criando um universo onírico e pessoal, uma fusão do cubismo com identidade própria, onde as figuras parecem dançar e interagem num mundo de cores vibrantes. A desconstrução das formas, inspiradas no cubismo, para criar figuras imaginárias e mutantes, contornando-as através de linhas expressivas para dar ritmo, movimento e uma sensação de fluidez e dança à sua obra”.

César Amorim colabora desde 2018 com o Movimento Dadaísta “Maintenant” em Nova Iorque. Na Flórida, em Miami, criou uma linha de desenhos para copos e no Brasil uma linha de sapatilhas com a All Star. Fez várias capas de álbuns de músicos portugueses, capas de livros de vários escritores, murais de grandes dimensões, e pintou alguns instrumentos musicais. É o responsável pela exposição quadrienal Arcoz’Arte, faz curadoria em várias exposições desde 2012.

Em 2016 venceu o prémio Art Prize Picasso no Carrousel du Louvre em Paris. Em 2017 ganhou uma Menção Honrosa na Brick Lane Gallery em Londres, e em 2021 ganhou uma medalha de criatividade na Von Zeidler Art Gallery em Berlim, entre muitos e muitos outros feitos no mundo da Arte.

O VIVID Art Fest consiste na criação de arte pública em grande escala, combinada com performances musicais.