A Câmara Municipal de Valença atribuiu, este ano, cerca de 450 mil euros aos 54 movimentos associativos valencianos.
Comparativamente com o ano anterior há mais duas coletividades a beneficiar do Programa de Apoio ao Movimento Associativo do Concelho em 2025 e mantém-se o reforço gradual de verba verificado nos últimos anos.
O Programa de Apoio ao Movimento Associativo de Valença contempla todas as associações culturais e recreativas, desportivas, da área da educação e de carácter social, cívico e religioso que apresentaram a sua candidatura.
A verba atribuída tem por base o plano de atividades proposto, bem como o histórico de atividades desenvolvido nos últimos anos.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “o movimento associativo é a alma e o orgulho do ser valenciano. As atividades que desenvolvem, em prol da comunidade, na afirmação da identidade valenciana, são uma riqueza deste concelho que temos a obrigação de estimular e apoiar”.
A Câmara Municipal de Valença entende que “o movimento associativo é estruturante no desenvolvimento social, humano, cultural, desportivo e até económico do concelho e na afirmação deste território”.