O documentário entitulado “Percursos de uma Viagem”, por Manuela Pimenta, vai ser apresentado durante a 17ª Reunião Científica da Sociedade Portuguesa de Medicina Laboratorial, na Conferência Professor Alberto Aguiar, no próximo sábado, dia 5 de abril, no Centro de Congressos do Porto Palácio Hotel.
A obra documental retrata a vida e obra do farmacêutico Manuel Amadeu Pinto de Araújo Pimenta, natural de Ponte de Lima, que, segundo a Ordem dos Farmacêuticos “foi um dos mais notáveis farmacêuticos portugueses e um cidadão com um sentido cívico notável”.
Foi distinguido com a Medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos em 2017 e, na nota de pesar aquando do seu falecimento em 2024, divulgada pela Ordem dos Farmacêuticos, foi destacado o caráter humanista de Manuel Pimenta, salientando-se que “desde cedo se envolveu também em ações de natureza social, no associativismo e na vida política”.
O seu caráter altruísta levou-o a criar uma fundação com o seu nome, instituição essa que tem como missão intervir nas áreas da Saúde e Educação, principalmente no domínio da cooperação com os países de língua oficial portuguesa. A Fundação Manuel Pimenta, criada em 2009, ajudou a construir uma Maternidade do Cacheu, na primeira localidade onde os portugueses aportaram na Guiné e que, durante muitos anos, foi o grande entreposto comercial na costa ocidental de África.
Em 2022, foi homenageado com a atribuição do seu nome à nova sala multiusos do Hospital Pediátrico de São José.