O Dia Mundial da Alimentação, que se assinala esta quarta-feira, dia 16 de outubro, vai ser celebrado na Quinta de Pentieiros, em Ponte de Lima, com a presença de cerca de 40 alunos do Centro Educativo das Lagoas, EB1 e Jardim de Infância da Correlhã e da Escola Secundária de Ponte de Lima, e 58 seniores das IPSS de CPS de Fontão, Lar de Santa Maria do Lima, CSP da Correlhã, ERPI Cónego Correia e ERPI Mons. José Gomes de Sousa e Centro de Dia.
O Serviço da Área Protegida vai promover um conjunto de atividades dedicadas a um ingrediente que tem profundas raízes na tradição alimentar: a bolota.
“Este fruto do carvalho, tantas vezes subestimado, é um superalimento que oferece uma série de benefícios nutricionais e que tem o potencial de contribuir significativamente para uma alimentação equilibrada e sustentável”, deu nota o Município.
Neste dia, “vamos explorar a versatilidade da bolota através da confeção de cupcakes feitos com farinha de bolota. Esta atividade não só permite experimentar o sabor e os benefícios da bolota, mas também destacar como os ingredientes locais (muitas vezes esquecidos) podem ser transformados em deliciosas e nutritivas opções alimentares”.
Recorde-se que esta efeméride é celebrada por todo o mundo.
Nesta data, a ONU pretende sensibilizar toda a população para o problema da fome no mundo, chamar a atenção para a produção agrícola, promover transferência de novas tecnologias para países em desenvolvimento, fortalecer a solidariedade na luta contra a fome, subnutrição e pobreza e encorajar a participação da população rural, particularmente das mulheres, nas decisões e atividades que influenciam as suas condições de vida.
Em 2024 as comemorações do Dia Mundial da Alimentação têm como tema: “ Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores ”.