A Associação Regional Para o Desenvolvimento do Alto Lima (ARDAL)/Porta do Mezio promove no próximo domingo, 5 de fevereiro, o trilho da Laranja de Ermelo, em Arcos de Valdevez.
O trilho integrado na ação “12 Meses 12 Caminhadas” vai ligar as freguesias de Soajo e Ermelo e tem uma extensão de cinco quilómetros.
A Vila do Soajo, o Lugar de Vilarinho das Quartas, a Capela Nossa Senhora da Guia, a Ponte Romana, o Mosteiro Cistercience, as ruínas do Mosteiro, a Laranja de Ermelo, a ecovia, a Via Mariana e o rio Lima são apontados como os principais pontos de interesse do percurso que começa pelas 09h30 em Soajo, continuando pela GR50.
“De seguida, iniciaremos o percurso da Via Mariana que liga o Mosteiro de Ermelo ao Santuário da Peneda (passando por Soajo) e começamos a ver à esquerda o rio Lima e ao fundo a aldeia de Ermelo. Em direção ao Mosteiro Cisterciense de Ermelo, percorreremos a ecovia ao lado do rio Lima, passando pelos vários laranjais carregados das típicas laranjas de Ermelo de casca fina e lisa, dando por concluído o percurso junto ao Mosteiro, no centro da aldeia”, explica o município na nota enviada à imprensa.
O ponto de encontro para o trilho está marcado para as 08h30, na Porta do Mezio.
A participação na caminhada tem um custo de 10 euros para adultos e oito euros para crianças até aos 12 anos, sendo que as inscrições são limitadas e obrigatórias.










