Altominho.tv

Arcos de Valdevez convida a caminhar e reflorestar

A Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima (ARDAL)/Porta do Mezio, em Arcos de Valdevez, vai promover, no dia 15 de janeiro, o Trilho da Floresta Encantada e a atividade “Caminhar e Reflorestar”.

Em comunicado, a autarquia explicou que se trata da primeira caminhada da edição 2023 da iniciativa “12 Meses 12 Caminhadas”, que terá como principais cenários a mata do Mezio, a fonte das 7 bicas, as Lagoas da Travanca, a Porta do Sol e a Porta do Mezio.

“Lugares desde sempre repletos de magia e encanto natural como são as florestas de carvalho, castanheiro e coníferas variadas, onde os animais marcam presença. Neste percurso também seremos presenteados pela beleza das lagoas da Travanca e pequenas quedas de água”, sustenta a nota.

A caminhada “termina com uma plantação simbólica na Porta do Mezio, onde os participantes serão convidados a plantar uma árvore, símbolo de vida e esperança para um novo ano”.

O ponto de encontro para o trilho está marcado para as 09h00, na Porta do Mezio. A caminhada tem início às 09h30 e termina cerca das 12h00, seguindo-se a plantação.

Com um percurso de seis quilómetros, a participação na caminhada tem um custo de 10 euros para adultos e oito euros para crianças até aos 12 anos, sendo que as inscrições são limitadas e obrigatórias.

Durante o ano, serão apresentados 12 novos trilhos, que deverão realizar-se no primeiro domingo de cada mês, salvo raras exceções.

“É um evento caracterizado por permitir aos seus participantes percorrer os encantos do território de Arcos de Valdevez e do Parque Nacional da Peneda Gerês, de uma forma descontraída, desfrutando das mais variadas belezas naturais e construídas que caracterizam o nosso território”, sublinha o município.