Altominho.tv

Acender das luzes marca arranque da programação de Natal em Valença

Valença vai assinalar a época natalícia, entre 1 de dezembro e 6 de janeiro, com um programa cultural cheio de animação para todos os públicos. A magia do Natal chega esta quinta-feira com a inauguração da iluminação. Às 18h00, as luzes da cidade serão ligadas e vão iluminar as principais ruas e artérias, dando início às celebrações.

Os primeiros dias de dezembro, de 1 a 6, trazem também mais uma edição da Fortaleza de Valença. Nesta feira mostra dedicada em exclusivo à degustação e compra de produtos à base de chocolate, pode encontrar-se “cascatas, fondues, crepes, waffles, brigadeiros, trufas, bombons, torrões, espetadas de fruta, bombocas, ginjinhas e outros produtos em que o chocolate será a marca dominante”. A feira contará com a presença de doceiros, pasteleiros, produtores de chocolate e chocolatiers.

A Fortaleza de Valença, mais precisamente a Praça da República, vai também encher-se de neve, de 6 a 18 de dezembro. A Casa do Pai Natal vai receber os mais novos e, de 30 em 30 minutos, cai “neve na praça”.

No Jardim Municipal, a Duendelândia decorre entre 8 e 18 de dezembro, com insufláveis, pinturas e personagens natalícias. Duendes, Pais e Mães Natal, renas, ateliers, a casa do Pai Natal e a carta do Pai Natal são algumas das atrações para o público infantil.

Já o Mercado de Natal regressa ao Jardim Municipal de 16 a 18 de dezembro e vai contar com a presença de expositores de diversos produtos alusivos a esta época festiva, animação musical e iluminação.

De 9 de dezembro a 6 de janeiro, Valença é Cidade Presépio com uma mostra coletiva de presépios que está situada na Avenida de Cristelo e que se expande aos estabelecimentos comerciais do concelho. Associações, coletividades e empresários vão elaborar os seus presépios, que se vão juntar ao presépio de madeira e à sua nova protagonista, a maior estrela-guia de Portugal, com 12 metros de diâmetro, situados na entrada da cidade.

O programa da iniciativa “Valença é Natal” contempla ainda concertos. Nos dias 10 e 11 de dezembro, acontece o concerto dos grupos corais da eurocidade Valença-Tui, com a participação do Coral Polifónico de São Teotónio, Coral Polifónico de Verdoejo, Coral San Telmo, Coral Centro Social de Tui, Coro 1º Grau AMFV e Coro Ponte de Febres, que vão realizar atuações na Praça da República, na Fortaleza, no Jardim Municipal de Valença e no Paseo da Corredoira, em Tui.

O Teatro Municipal de Tui recebe, no dia 23 de dezembro, o Concerto de Natal da Eurocidade Tui-Valença. O espetáculo conta com as atuações do Coro Mistura Vocal, do Coro Vocalis Contrasta e do Quarteto Instrumental de Jazz Kasual Quartet.

No dia 31, Valença quer terminar o ano com muita música e animação. Uma tenda instalada no Jardim Municipal vai receber a festa de passagem de ano e dar as boas-vindas ao ano de 2023.

Este ano, quem fizer compras no comércio local durante esta quadra festiva pode habilita-se a ganhar um dos 10 prémios no valor de 100 euros para utilizar nas lojas aderentes.