Altominho.tv
MUNICÍPIO DE VALENÇA

Obras de novo lar residencial em S. Pedro da Torre avançam com investimento de 575 mil euros

A obra do novo lar residencial do Centro Social e Cultural de S. Pedro da Torre, em Valença, vai beneficiar de um investimento de 575 mil euros, montante aprovado ao abrigo de uma candidatura ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Em comunicado, a Câmara de Valença informou que “o Centro Social e Cultural de S. Pedro da Torre protocolou um contrato de investimento com o Instituto da Segurança Social, no valor de 575 mil euros, resultante da aprovação da candidatura ao PRR, com vista à conclusão do equipamento social que está a construir”.

Para o presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, “acabar esta obra, que se arrasta há sete anos, era prioritário”. “Com a aprovação desta candidatura ao PRR consegue-se o avanço que tanta falta fazia”, acrescentou, citado na nota enviada à imprensa.

Já a vice-presidente da autarquia, Ana Paula Xavier, citada na mesma nota, afirmou que “era de extrema importância para o município desbloquear esta situação”.

“Com a assinatura do contrato de investimento de 575 mil euros com o Instituto da Segurança Social e a comparticipação financeira de cerca de 125 mil euros da Câmara de Valença, [a estrutura social de apoio a idosos] consegue o avanço necessário para a conclusão de uma obra que começou 2015 e está orçamentada em cerca de 1,2 milhões de euros”, adianta a autarquia.

O autarca José Manuel Carpinteira sublinhou ainda que “é urgente o reforço da resposta social aos seniores mais fragilizados”.

Com este novo equipamento, Valença vai aumentar a resposta social aos seniores do concelho, com um total de mais de 80 novas vagas. De acordo com o município, “são 20 novas vagas de lar residencial, 30 novas vagas de apoio domiciliário e 30 vagas para o centro de dia que se juntam à resposta que esta IPSS já dá aos 30 utentes do Centro de Convívio de São Pedro”.