Altominho.tv
AMN

Exercício de busca e salvamento no rio Minho decorre durante três dias

A capitania do porto e Polícia Marítima (PM) de Caminha participam, na quarta-feira e, nos dias 18 e 19, num exercício de busca, salvamento e segurança, promovido pela Armada Espanhola, no troço internacional do rio Minho.

Em comunicado, a capitania de Caminha informou que o exercício, designado MARSEC, decorre anualmente no troço internacional do rio Minho, com a participação de diversas forças militares, de segurança e de proteção civil.

A exercício tem como objetivo principal treinar os procedimentos operacionais de coordenação entre a Comandância Naval del Miño, a Capitania de Caminha e a Polícia Marítima de Caminha.

No simulacro participarão também todas as entidades que normalmente contribuem para o dispositivo de segurança e salvamento fluvial no rio Minho, tais como o NRP “Rio Minho”, a lancha de fiscalização espanhola “Cabo Fradera”, mergulhadores militares, e as corporações de bombeiros dos municípios portugueses e espanhóis, adjacentes à área do exercício.

Na quarta-feira, 11 de maio, nas imediações da Comandância Naval del Miño, em Tui, vai decorrer um exercício de salvamento fluvial, através de um cenário de simulação do naufrágio de uma embarcação de recreio, que resultará em alguns feridos e desaparecidos. Este exercício envolve o resgate aquático, buscas nas margens e subaquáticas, com equipas de mergulhadores de ambas as marinhas. 

No dia 18 de maio, nas imediações do Parque do Castelinho em Vila Nova de Cerveira, vão ser treinados os procedimentos policiais marítimos e fluviais, tendo como base um cenário de abordagem a uma embarcação que, para efeitos de exercício, simulará ser suspeita de tráfico de estupefacientes.

Já a 19 de maio, vão ser treinados os procedimentos de apoio à proteção civil, no âmbito das operações de recolha de água por aeronave (scooping), em ações de apoio ao combate aos fogos florestais entre Caminha e Valença. Segundo a nota da capitania de Caminha, vai ser efetuada a limpeza e interdição da área navegável, e consequente controlo da navegação no TIRM, possibilitando a realização das operações aéreas em segurança.