Altominho.tv

Politécnico de Viana do Castelo participa na maior feira internacional de educação do Brasil

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa, mais uma vez, na maior feira internacional de educação no Brasil. O Salão do Estudante 2022, que acontece em sete cidades brasileiras, realiza-se de 12 a 23 de março.

A delegação do IPVC  reuniu, no dia 11de março, no Centro Paula Souza, a maior instituição estadual do Brasil no ensino médio, que conta com 220 mil alunos. O Politécnico de Viana do Castelo tem um protocolo de colaboração para receber estudantes desta instituição de São Paulo.

O Salão do Estudante 2022 atrai mais de 30 mil alunos do ensino médio brasileiro, equivalente ao ensino secundário, que procuram em Portugal uma alternativa de ensino superior de qualidade.

O evento permite o encontro com instituições de ensino superior internacionais, a participação em seminários detalhados e sessões de informação sobre estudos no estrangeiro, o conhecimento sobre o tipo de cursos, custos e bolsas de estudo e saber como obter o processo de obtenção de visto.

Os estudantes encontrarão mais de 100 expositores de 13 países (Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Japão, Portugal e Reino Unido) num evento que reunirá uma grande variedade de cursos no exterior e as melhores empresas de intercâmbio do Brasil.

Os visitantes encontrarão desde cursos de idiomas com duração de quatro semanas até opções de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e cursos técnicos em diferentes áreas.

Um dos diferenciais do evento é que o estudante tem a oportunidade de conversar pessoalmente com os representantes das instituições e tirar todas as dúvidas sobre o curso, as peculiaridades da cultura do país escolhido como destino, além de questões burocráticas como o acesso ao visto ou a documentação exigida para ingresso em cada universidade.

Após dois anos, o Salão do Estudante volta a acontecer presencialmente. Por causa da pandemia, muitos estudantes adiaram as viagens e, agora, com a abertura de diferentes países e o regresso das aulas presenciais, estima-se um crescimento de mais de 100%, em relação aos anos de 2020 e 2021, de brasileiros ocupando as carteiras das instituições de ensino superior internacionais.

Uma pesquisa feita pela Business Marketing International (BMI), empresa organizadora do evento, revelou que seis em cada 10 brasileiros desejam estudar fora do país.

Cerca de 50 instituições do ensino superior de Portugal marcam presença no evento. Presença deve-se aos laços estabelecidos entre os dois países, já que o estudante brasileiro encontra mais facilidade na hora de ingressar em determinadas instituições portuguesas.

Além da maioria das instituições aceitarem as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como processo seletivo para o ingresso no sistema de ensino superior no país, os valores dos cursos normalmente são mais baratos quando comparados aos do Brasil.

O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença nas feiras nos dias 12 e 13 de março em São Paulo, estará no dia 15 de março em Copacabana, no Rio de Janeiro, no dia 16 de março na Barra, também no Rio de Janeiro, no dia 18 de março em Brasília, no dia 20 de março em Salvador, no dia 21 de março em Belo Horizonte e no dia 23 de março em Curitiba.

De destacar que até 15 de março está a decorrer a 1.ª fase de candidatura de estudantes internacionais, restando ainda mais duas fases para que estes alunos se possam candidatar a um dos cursos do Politécnico de Viana do Castelo.