Altominho.tv
GNR

GNR realiza operação para apoiar peregrinos que rumam a Santiago de Compostela

A Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciou a operação “Bom Caminho”, com o objetivo de promover o patrulhamento de visibilidade na proteção e segurança dos peregrinos que se deslocam a Santiago de Compostela.

Em comunicado, a GNR adianta que a operação, que decorrerá até ao último dia deste ano, visa a proteção e segurança dos peregrinos que se deslocam a Santiago de Compostela e que transitam ao longo do Caminho Português, do Caminho Português da Costa e do Caminho Português Interior, através dos Comandos Territoriais do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Durante a operação, a GNR vai dinamizar um conjunto de atividades operacionais que “contribuem para o sentimento de segurança e a visibilidade junto dos peregrinos, nos diferentes percursos”.

A força policial adianta que vai reforçar a sua presença “nos locais mais vulneráveis à passagem dos peregrinos, nomeadamente locais isolados e ermos, infraestruturas de acolhimento e locais de grande concentração, através de patrulhamento específico e ações de sensibilização”.

Na nota, a GNR recomenda aos peregrinos que preparem o percurso antecipadamente, que evitem desviar-se do mesmo, a caminhar apenas nos períodos diurnos, a usar roupas claras e material retrorrefletor, manter o telemóvel com bateria e o contacto diário com a família.

Recomenda igualmente que no trajeto os peregrinos circulem pelos passeios ou na ausência pelas bermas, que em grupo, caminhem em fila única, a não utilizar auscultadores durante o caminho, a evitar o transporte de grandes quantidades de dinheiro e a deslocar-se sempre munido de documento de identificação.

A GNR adianta ainda que, nos períodos de maior afluência de peregrinos, em particular na Semana Santa e no período do Verão, realizar-se-ão patrulhas conjuntas com a Guardia Civil.