Altominho.tv
FACEBOOK DE REPENTE, CANTA A GENTE

Músicos e 200 jovens do Alto Minho são protagonistas de 10 concertos de Canto ao Desafio

Dez concertos querem mostrar, em cada um dos concelhos do Alto Minho, os novos talentos do Canto ao Desafio. Cerca de 200 jovens da região e músicos repentistas são os protagonistas do projeto De Repente, Canta a Gente.

O primeiro concerto aconteceu este domingo, em Melgaço, com Augusto Canário, Armando Ferreira, Arnaldo Fundinho a partilhar o palco do auditório da Casa da Cultura com alguns jovens que serão “o futuro da Desgarrada”. Os restantes concertos vão decorrer até 21 de novembro, sendo que ainda nesse último mês, terão lugar uma conferência e um concerto final, ambos no Centro Cultural de Viana do Castelo, que vão reunir um conjunto alargado de cantadores e especialistas em repentismo oriundos de várias regiões do país, que serão desafiados a cantar quadras soltas.

Em causa está a iniciativa “De Repente, Canta a Gente”, que consiste num programa de captação de talentos que pretende divulgar e ensinar aos jovens da região esta forma de canto tradicional. Depois de participarem em ações de capacitação, lideradas pelo cantador Augusto Canário, cerca de 200 jovens, na sua maioria entre os 10 e os 12 anos, vão agora mostrar aquilo que aprenderam sobre “um dos principais ícones do património cultural imaterial do Alto Minho”. Em cada concerto, são desafiados a cantar quadras soltas sobre as quais os cantadores profissionais têm de improvisar.

A iniciativa teve início em dezembro de 2020 e incluiu a realização de 58 ações de capacitação junto das comunidades escolares e culturais de 10 municípios da região.  O objetivo passou por captar e dar palco aos melhores talentos, tendo participado mais de 400 jovens, na sua maioria alunos do 5º e do 6º ano de escolaridade. Desses, cerca de 200 permaneceram envolvidos na produção de quadras e na série de concerto finais.

O projeto é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e cofinanciado pelo Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte, através do FEDER, e a sua ação envolve os concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.