Altominho.tv

Ponte de Lima cria regulamento para Área de Protegida das Lagoas de Bertiandos

A Câmara de Ponte de Lima inicia hoje a elaboração da proposta de regulamento da Área de Paisagem Protegida Regional das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, segundo o edital publicado em Diário da República.

Criada em 2000, quando José Sócrates era ministro do Ambiente, a Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos está situada no sopé da Serra d´Arga, numa zona que inclui duas lagoas, várias linhas de água, como o rio Estorãos, áreas agrícolas e áreas florestais.

De acordo com o edital hoje consultado pela Lusa, a decisão de autorizar o início do procedimento de elaboração da proposta de Regulamento de Gestão da Área de Paisagem Protegida Regional das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, que em dezembro completou 20 anos, foi tomada em janeiro, em reunião camarária.

A Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, no distrito de Viana do Castelo, estende-se ao longo de 350 hectares em território do concelho de Ponte de Lima, siatrito de Viana do Castelo, incluindo cerca de 22 quilómetros de percursos pedestres que permitem usufruir de paisagens diversas, típicas das zonas húmidas e rurais.

Naquela área protegida destaca-se a existência de vários habitats, desde zonas húmidas a não húmidas, bosquetes florestais de vegetação natural, pastagens e áreas agrícolas.
O espaço transformou-se num habitual local de passagem de alunos de todo o país, nomeadamente na quinta pedagógica de Pentieiros, em que é que feita a produção animal e vegetal.

Em termos de flora e vegetação, a zona apresenta perto de 80 espécies vegetais consideradas raras ou em vias de extinção.

Antes da pandemia de covid-19, por ano, aquele espaço recebia “cerca de 100 mil visitantes, 50% crianças provenientes de várias escolas de toda a região Norte”.

A Área Protegida integra equipamentos vocacionados para a interpretação do património, como um centro de interpretação ambiental, rede de percursos pedestres, rotas histórico-culturais, a quinta de Pentieiros, o parque de campismo e caravanismo de três estrelas, o albergue (antigas cavalariças da quinta), ‘bungalows’ (unidades de alojamento complementares ao parque de campismo), centro de acolhimento, casa da sidra, quinta pedagógica, parque florestal.