Altominho.tv
MUNICÍPIO DE CAMINHA

Construção de novo mercado municipal arranca em Caminha

A Câmara de Caminha informou que as obras de construção do novo mercado municipal de Caminha arrancam esta segunda-feira, num investimento de cerca de 600 mil euros.

Em comunicado, a autarquia adianta que a empreitada do “equipamento esperado há quatro décadas, em plena zona ribeirinha do rio Minho”, tem um prazo de execução de 365 dias. Esta segunda-feira deverá ser retirado o fibrocimento existente na velha estrutura, seguindo-se a demolição do edifício e a construção de raiz do novo mercado municipal.

“Finalmente vamos avançar para as obras do novo mercado de Caminha. Desde miúdo que ouço falar da necessidade de termos um mercado moderno, um espaço bonito e atual e, por fim, estamos a arrancar com as obras que vão tornar o sonho realidade. Foram seis anos de trabalho para chegarmos até aqui: tivemos que superar a dificuldade do direito de superfície dos terrenos pertencer à PPP das piscinas de Vila Praia de Âncora, depois tivemos que encontrar um projeto compatível com os nossos recursos, foi difícil encontrar financiamento, tivemos que enfrentar uma brutal burocracia mas já ninguém tira a Caminha o novo mercado”, explica o presidente da Câmara, Miguel Alves, citado na nota enviada à imprensa.

O município procedeu à montagem de instalações provisórias para os comerciantes do mercado municipal. O mercado provisório começou a funcionar na semana passada na praça Pontault-Combault, em frente ao atual mercado.

“Quisemos proteger as pessoas que já trabalham no mercado encontrando soluções para que não tivessem que fazer venda ambulante ou num espaço escondido da vila. Comprámos contentores com todas as condições, colocámo-los junto ao espaço da feira semanal e não cobramos nenhuma renda às pessoas. Certamente que haverá ajustes a fazer, pequenos pormenores que podem ser melhorados, mas quem esteve anos num mercado tão precário e com todos os problemas, vai saber estar mais uns meses no mercado provisório à espera que a casa nova esteja pronta”, refere Miguel Alves.

Para o vereador das Obras Públicas, “a construção do novo mercado municipal de Caminha trouxe novos desafios”. “Era fundamental que pudéssemos, ao mesmo tempo em que construíamos o novo mercado, criar as condições necessárias para que os nossos comerciantes pudessem exercer a sua atividade num espaço digno e que acolhesse as necessidades de cada um. A solução encontrada para o mercado temporário, com todas as condições sanitárias exigidas, permite que a venda do nosso pescado, dos nossos hortícolas e restauração possam ser feitas de forma segura. Mas, na verdade, o que todos pretendemos é poder usufruir do novo mercado, com novas dinâmicas. Um mercado integrado na vivência da comunidade, um mercado projetado para o futuro”, acrescenta Rui Lages.

A obra do novo mercado municipal de Caminha representa um investimento superior a 600 mil euros e tem financiamento comunitário, através do NORTE 2020 e dos Planos de Ação de Regeneração Urbana (PARU).