Altominho.tv

Aberta época da lampreia em Valença

A época da lampreia já começou e os primeiros exemplares do rio Minho já podem ser degustados nos restaurantes do concelho de Valença.

“Está oficialmente aberta a temporada da lampreia à mesa em Valença. As primeiras redadas do ano, no rio Minho, já presentearam os pescadores com exemplares de excelente qualidade”, revela o município em comunicado.

Este ano, devido à pandemia, não se vai realizar o Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia”, na comunidade de pescadores de São Pedro da Torre. No entanto, a Câmara de Valença anunciou que “tem em perspetiva a realização de várias ações de promoção deste produto gastronómico”.

Neste concelho, a lampreia é servida de diferentes formas. Além do tradicional arroz de lampreia, a lampreia à bordalesa, recheada, assada no forno ou na brasa, bem como novas formas de apresentação e confeção, apresentam-se à mesa dos restaurantes locais.

“Os segredos da preparação, confeção e apresentação tem passado de geração para geração pelas mãos sábias das cozinhas das aldeias que a restauração local recria”, sublinha a autarquia.

A época da lampreia na restauração valenciana prolonga-se até finais de abril.