Altominho.tv

Financiamento europeu garante continuidade do projeto de desporto sénior

A Câmara de Vila Nova de Cerveira informou esta quarta-feira que a terceira versão das Olimpíadas Intergeracionais, candidatada ao programa Erasmus + Sport, garantiu um financiamento europeu de 350 mil euros.

Em comunicado, o município, que lidera o projeto designado “In Common Sports +: Fit, Food and Fun for Elderly”, explicou que aquele financiamento permitirá “entre 2021 e 2023, realizar nos seis países parceiros 18 eventos desportivos, duas sessões de treino semanais e envolver mais de 500 seniores”.

“Ao longo dos próximos três anos, o principal desafio do novo projeto é a criação
de uma ferramenta ‘chave na mão’ de atividade física para seniores, totalmente integrada, que englobe novas áreas do saber para que motive a interação, por um lado, e induza as autoridades locais, regionais e nacionais a implementar este projeto de forma padronizada”, adianta a autarquia naquela nota.

Além de Vila Nova de Cerveira, o projeto envolve seis entidades de seis países da União Europeia: Comune di Cesena (Itália), Obshtina Aksakovo (Bulgária), Zoldpont Egyesulet Es Szerkesztoseg (Hungria), Universidad de Vigo (Espanha), Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal) e Public Institute for Sport Nova Gorica (Eslovénia).

A iniciativa “pretende ampliar o interesse e a participação desportiva ativa entre os seniores, em particular das áreas rurais, promovendo estilos de vida saudáveis”.