Altominho.tv

Câmara de Viana reabilita antiga carruagem do funicular de Santa Luzia

A Câmara de Viana do Castelo vai avançar com o arranjo paisagístico e com a reabilitação de uma antiga carruagem do funicular de Santa Luzia, num investimento que rondará os 16 mil euros.

Em comunicado, a autarquia adianta que o projeto prevê “a construção de um percurso pedonal desde a entrada do edifício que alberga a sede do Grupo de BTT e a área envolvente à carruagem” e “a consolidação de um muro de suporte, a colocação de painel informativo descritivo do historial cronológico do elevador de Santa Luzia e ainda mobiliário urbano”.

A  intervenção inclui a recuperação geral da carruagem, nomeadamente a substituição de todos os forros e madeiramento de piso e a recuperação dos assentos também em madeira, bem como a conservação da chapa e substituição das partes irrecuperáveis, “mantendo todas as caraterísticas conforme o modelo existente”.

O funicular de Santa Luzia tem um percurso de 650 metros que leva cerca de oito minutos a completar, sendo considerado o mais extenso do género no país. Foi construído por iniciativa do empresário e engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa, e inaugurado a 2 de junho de 1923.