Altominho.tv

Arcos de Valdevez lança programa de 100 mil euros para apoiar famílias e comércio

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez lançou hoje um programa de apoio a famílias com quebra temporária de rendimentos, devido à pandemia de covid-19, através de vales de compras no comércio tradicional, num investimento de 100 mil euros.

“É um programa de apoio às pessoas que viviam de uma maneira desafogada e que, de um momento para o outro, se veem numa situação muita aflitiva(…), pessoas que registaram uma redução significativa dos seus rendimentos, que têm encargos com a casa, filhos e que queremos ajudar com os bens essenciais”, explicou hoje à Lusa o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez.

João Manuel Esteves, que falava a propósito da apresentação pública daquele programa, sublinhou que este apoio “não destina a pessoas com problemas sociais, porque já estão a ser apoiadas por outras medidas lançadas pela câmara ou pela Segurança Social”.

A iniciativa hoje lançada pela autarquia, em articulação com a Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca (ACIAB), Adega Cooperativa e a Cooperativa Agrícola, prevê a atribuição de vales de compras, designados “Recontros”, com valores entre os 100 e os 250 euros, que as famílias poderão gastar em bens ou serviços no comércio tradicional e produtores locais.

“Com este programa ajudamos as pessoas que perderam rendimento. Não vamos resolver a situação das pessoas, mas vamos contribuir para a melhoria do seu orçamento familiar e ao mesmo tempo incentivamos as compras no comércio tradicional, acrescentamos liquidez no comércio tradicional e ajudamos a proteger empregos”, sublinhou o autarca social-democrata.

O apoio agora apresentado incidirá “no rendimento de abril, o mais complicado devido ao estado de emergência”, sendo que “se situação perdurar a câmara poderá decidir aplicar a mesma medida para outros meses”.

Segundo João Manuel Esteves “as famílias podem apresentar a sua candidatura nos serviços municipais ou através da página oficial do município na Internet, para ser verificada a quebra de rendimentos”.

Em Arcos de Valdevez, a retoma da atividade empresarial está ainda a ser alvo de uma campanha promovida pela autarquia e pela ACIAB para incentivar ao consumo no comércio local.

Com a mensagem “Compre no Comércio Tradicional”, a campanha inclui a instalação de ‘outdoors’ e a distribuição de panfletos para o “Comércio Seguro”.
Portugal contabiliza 1.190 mortos associados à covid-19 em 28.583 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais seis mortos (+0,5%) e mais 264 casos de infeção (+0,9%).