Altominho.tv
CM VALENÇA

Câmara de Valença investe mais de 100 mil euros em novo cais junto ao rio Minho

A Câmara de Valença informou esta segunda-feira que foi construído um novo cais flutuante, na freguesia de São Pedro da Torre, num investimento de 105 mil euros.

Segundo o município, a nova estrutura destinada a embarcações de pesca “pretende valorizar a margem ribeirinha, do rio Minho, na parte sul do concelho” e “melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade dos pescadores que utilizam o rio Minho como forma de vida”.

“Em São Pedro da Torre, encontra-se uma das principais comunidades de pescadores do concelho. Esta é uma zona de excelência para a pesca profissional, sobretudo do sável e da lampreia no rio Minho. Com este novo cais, os pescadores ganham uma estrutura de apoio fundamental para desenvolverem a sua atividade”, explica a autarquia num comunicado enviado à imprensa.

Com um “passadiço flutuante, equipado com fingers e ancoradouro estruturado com estacas metálicas”, o cais é composto por três pontões com 36 metros de comprimento e dois metros de largura, sendo o acesso desde terra “feito a partir de de uma passerelle de 10 metros de comprimento e um metro de largura”.

Na nota hoje enviada, o município adianta que a intervenção integra o “projeto municipal de aproximação do concelho ao rio, protegendo, valorizando e potenciando este recurso natural que atravessa Valença de norte a sul, numa extensão de 22 kms”.

A obra desenvolvida pela Câmara de Valença foi financiada pelo programa PROMAR, através do Mar2020.