Altominho.tv
PIXABAY

Equipamentos de proteção individual e refeições escolares assegurados em Valença

A Câmara de Valença continua a fornecer equipamentos de proteção individual aos profissionais das várias instituições e organismos públicos do concelho e a assegurar refeições escolares aos alunos carenciados.

Em comunicado, a autarquia adianta que “máscaras, fatos de proteção individual, viseiras, gel desinfetante e luvas são alguns dos materiais que tem vindo a ser fornecidos a instituições como os lares da Santa Casa da Misericórdia de Valença e Cruz Vermelha, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários, Centro de Acolhimento de São Julião, serviços municipais, bem como às escolas do concelho”.

Esta medida pretende “proporcionar aos profissionais no terreno as condições de segurança para o desempenho das suas funções”, sendo os materiais distribuídos conforme as necessidades apontadas pelas várias instituições que se mantêm operacionais no concelho.

O município está também a apoiar com refeições os alunos oriundos das famílias com menores rendimentos, à semelhança do que acontecia nos estabelecimentos de ensino.

Cerca de 100 refeições são elaboradas na cantina do agrupamento de escolas Muralhas do Minho e asseguradas diariamente aos alunos do concelho com os escalões A e B.

De acordo com a autarquia, “cerca de metade destas refeições são entregues diariamente por todo o concelho, nos domicílios dos alunos, evitando deslocações aos estabelecimentos de ensino, e as demais são entregues aos alunos, na sede do agrupamento, em regime de take away“.

Depois da suspensão das aulas presenciais, as refeições escolares foram consideradas um dos “serviços excecionais” que continuaria a ser prestado e poderá prolongar-se até ao final do ano letivo.