Altominho.tv

Boas práticas agroflorestais em debate no próximo fim de semana em Paredes de Coura

Paredes de Coura recebe nos dias 1 e 2 de Fevereiro no CEIA – Centro de Educação e Interpretação Ambiental, em Vascões, as VII Jornadas Técnico-científicas de Tração Animal.

Repensar a agricultura – O poder, os subsídios e as alterações climáticas na sustentabilidade agrícola”, “Boas práticas agroflorestais e estado físico do solo: alguns elementos de reflexão a partir da experiência com tração animal” e “Boas práticas de gestão florestal – fogo prescrito integrado” são alguns dos temas a desenvolver nestas jornadas.

Promovidas pela Associação Portuguesa de Tração Animal, em colaboração com o Centro de Investigação de Montanha – Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, a Molida (Associação Galega de Tração Animal) e o Município de Paredes de Coura, estas VII Jornadas Técnico-científicas de Tração Animal estão subordinadas ao tema geral das boas práticas agroflorestais.

Dos dois dias previstos de trabalhos, destacam-se as comunicações de Emanuel Oliveira (técnico consultor na área dos Fogos Florestais), Tomás de Figueiredo (CIMO/ESA-IPB), João Brandão Rodrigues (APTRAN) e José Raul Ribeiro (agrónomo – profissional independente), bem como as ações de campo com demonstrações de boas práticas florestais, incluindo demonstração prática de fogo prescrito e gestão florestal com tração animal.

O programa detalhado destas jornadas está disponível na página do município. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.