Altominho.tv

Paredes de Coura promove sessão de esclarecimento sobre projeto ‘O Lobo e o Homem’

Paredes de Coura vai promover, esta quarta-feira, uma sessão de esclarecimento no âmbito do projeto ‘O Lobo e o Homem’.

A sessão está marcada para as 18h00, no Centro Cultural do concelho, contando com a presença da arquiteta Luísa Jorge, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, bem como de representantes do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (GNR) e da direção regional de Agricultura e Pescas do Norte.

O projeto ‘O Lobo e o Homem’, que tem como parceiros a Associação Aldeia e o CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, materializa-se numa infraestrutura como a Casa da Biodiversidade, na freguesia de Castanheira, destinada ao apoio aos proprietários vítimas de prejuízos causados pelos ataques de lobos e à investigação científica, uma vez que é nela que também está instalada a base de campo do CIBIO.

“Proteger a biodiversidade não é uma opção, é uma questão de sobrevivência enquanto território sustentável e criativo. No entanto, a proteção do lobo ibérico só se consegue se não nos esquecermos que as pessoas também fazem parte da biodiversidade e, por isso, só as ajudando e trabalhando com elas podemos garantir a proteção do lobo”, defende o presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira.

Para o autarca, “a Casa da Biodiversidade não é o espaço do lobo, é o espaço das pessoas que precisam de ajuda para poder lidar com o lobo, precisam de ajuda para se proteger, conhecendo-o bem e evitando os seus prejuízos e, sobretudo, para saber como devem agir para serem ressarcidas quando não foi possível protegê-las”.

Vítor Paulo Pereira vai mais longe, esclarecendo o que está por trás do projeto: “não somos presunçosos ao ponto de dizer que queremos resolver este problema. O que queremos com este projeto é repor algum equilíbrio nesta relação e através desse equilíbrio, garantir a preservação do animal e a qualidade de vida das pessoas”, concluiu.