Altominho.tv

Projeto literário fortalece intercâmbio cultural entre Monção e Redondela

Os municípios de Monção e Redondela, localidade galega geminada com Monção, estabeleceram uma parceria para concretizar o projeto “Literaturas Irmás/Irmãs”.

Segundo a autarquia de Monção, trata-se de uma iniciativa cultural que tem como objetivo “dar a conhecer aos leitores de uma margem do rio Minho os escritores da outra margem”.

“Esta iniciativa visa a partilha de momentos culturais entre as comunidades de Monção e Redondela, facilitando a aquisição de conhecimentos dos escritores de Portugal e da Galiza e contribuindo para fortalecer o intercâmbio cultural entre as duas localidades”, refere o vereador da Câmara de Monção, João Oliveira.

Neste âmbito, a Biblioteca Pública de Redondela apresenta publicações de José Saramago e a Biblioteca Municipal de Monção possui obras literárias de Manuel Rivas, proporcionando aos respetivos leitores um conhecimento mais aprofundado do universo literário destes dois escritores.

As publicações que se encontram disponíveis numa das bibliotecas foram disponibilizadas pela outra biblioteca. A cada três meses, serão selecionados novos escritores, estando previstas algumas mesas redondas para debater a importância destes intercâmbios culturais.