Altominho.tv
FREEPIK

Refeições, fichas e acesso à internet entre as medidas de apoio aos alunos do concelho

A Câmara de Valença e as juntas de freguesia, em colaboração com o Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, anunciaram a implementação de um conjunto de medidas de suporte à aprendizagem dos alunos do concelho.

O presidente da autarquia, Manuel Lopes, considera que “a Covid-19 tem exigido muito das Câmaras Municipais, das instituições e das pessoas”. “Este é mais um desafio que assumimos com responsabilidade, a educação dos nossos alunos é e será sempre uma prioridade”, declara.

As medidas, anunciadas em comunicado, abrangem os alunos de todos os níveis de ensino.

A entrega de fichas no domicílio aos estudantes que não dispõem de internet ou equipamentos tecnológicos, a possibilidade de impressão ou realização de fotocópias nos jardins de infância, EB/S, EB1, nas respetivas freguesias, em coordenação com os professores, e a entrega de equipamento tecnológico aos alunos dos 11º e 12º anos, referenciados pelo Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, são algumas das novas medidas.

Em relação às refeições, estas serão fornecidas na cantina da EB/S, em regime de take away, aos alunos dos escalões A e B, residentes na freguesia de Valença, e haverá entrega de refeições ao domicílio para os alunos dos escalões A e B, residentes nas restantes freguesias do concelho.

Outras medidas anunciadas consistem na “abertura da biblioteca municipal, por agendamento, para realização e envio de trabalhos, com um máximo de oito alunos por hora”, e na possibilidade de abertura das juntas de freguesia, com agendamento prévio com o presidente da junta, para realização e envio de trabalhos, sendo em ambos os casos “tomadas todas as medidas de distanciamento e higiene recomendadas pela Direção-Geral da Saúde, com entrega de máscaras e luvas”.

O município anunciou ainda que será proporcionado “acesso gratuito à internet na freguesia de Valença” e reforço do sinal nas restantes freguesias.