Viana do Castelo dá um novo passo na dinamização do seu comércio de proximidade e na valorização da vida urbana com o “Bairro do Coração”, projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC).
Sob o mote “Bairro do Coração: no centro de tudo, no coração de todos”, este é um projeto-piloto que reflete a visão de uma Viana do Castelo moderna, humana e participativa, onde a tecnologia serve o território e o comércio local é o verdadeiro protagonista.
No centro deste ecossistema está a aplicação móvel Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso, que recompensa quem compra no comércio local. Cada compra vale Corações, que podem ser trocados por experiências e vantagens exclusivas em estabelecimentos aderentes e equipamentos municipais. A app é simples, intuitiva, segura, antifraude e está disponível para Android e iOS, pretendendo aproximar clientes e comerciantes através de um conjunto de vantagens exclusivas.
Para poder utilizar este serviço, o utente deve inscrever-se no website/aplicação mobile. Após esta etapa, terá acesso a uma conta virtual (wallet) que lhe permite verificar o histórico de consumos, converter os corações em cupões de desconto nas lojas aderentes ao Viana Pocket e em serviços municipais, desmaterializar o cartão físico e carregar as faturas efetuadas nas diversas lojas disponíveis no programa, bem como consultar informação útil municipal, como notícias e eventos.
Para além do sistema de recompensas, a aplicação representa ainda uma mais-valia para a visibilidade das lojas, funcionando como uma verdadeira montra digital do comércio de Viana do Castelo. Em qualquer lugar e a qualquer hora, qualquer pessoa pode pesquisar, conhecer as lojas e descobrir os produtos e serviços disponíveis.
Com um investimento global superior a um milhão de euros, o Bairro do Coração prepara-se agora para a sua fase mais visível: a instalação da infraestrutura tecnológica, que inclui Wi-Fi e 5G em zonas estratégicas, mupis interativos, montras digitais, marketplace, cacifos inteligentes e uma sala de comando e controlo.
Todo este sistema deverá estar operacional até fevereiro.










