Altominho.tv

Rali de Viana do Castelo regressa a 10 e 11 de outubro

Depois de ter sido cancelado em 2024, o Rali de Viana do Castelo está de regresso este ano e vai para a estrada nos dias 10 e 11 de outubro de 2025.

A prova será organizada pelo Motor Clube de Guimarães e integra o Campeonato Norte de Ralis (CNR) e o CNR 2RM 2025. O Centro Cultural de Viana do Castelo funcionará como secretariado e centro de imprensa, concentrando grande parte da atividade administrativa e logística do evento.

O regulamento já publicado indica que o rali será disputado em asfalto, num percurso de 281,66 quilómetros, dos quais 80,8 correspondem a provas especiais de classificação (PEC). Estão previstas oito classificativas, divididas em duas etapas e três secções.

A competição arranca na tarde de sexta-feira, 10 de outubro, com uma City Stage de caráter obrigatório, mas sem efeitos na classificação final. A chegada está marcada para a tarde de sábado, 11 de outubro, culminando com a cerimónia de pódio e entrega de troféus.

O número de inscrições está limitado a 75 equipas, aceites por ordem de registo. A taxa de inscrição para o CNR e CNR 2RM é de 450 euros, incluindo seguro e sistema de GPS.

Entre os prémios previstos destacam-se os troféus para os três primeiros classificados da geral, do CNR 2RM, os vencedores de grupo, a Taça Feminina, destinada a equipas exclusivamente femininas, e ainda distinções para o melhor concorrente internacional e o melhor piloto do concelho.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Viana do Castelo não promoveu a 12.ª edição da prova em 2024, tendo então anunciado que pretendia “reorientar essa prioridade para a organização de um rali renovado em 2025”.

A Comissão de Honra do evento integra o presidente da Câmara, Luís Nobre, e o vereador do Desporto, Ricardo Rego, reforçando a ligação do concelho ao automobilismo e ao desporto motorizado.