Entre os dias 14 e 20 de maio, cerca de 1 100 militares estarão em Viana do Castelo para assinalar o Dia da Marinha, num evento pensado para estreitar laços com a sociedade, destacando o papel da capital do Alto Minho enquanto cidade anfitriã e terra de tradições marítimas profundas.
A Marinha Portuguesa vai “atracar” na cidade vianense para as comemorações anuais do seu dia, que celebram a chegada de Vasco da Gama à Índia, a 20 de maio de 1498.
O programa, pensado para todas as idades e de participação gratuita, pretende promover o contacto direto da população com a Marinha, integra visitas a navios, incluindo o Navio-Escola Sagres, batismos de mar, batismos de mergulho, exposições temáticas em vários pontos da cidade, atividades pedagógicas, o concerto da Banda da Armada com a cantora Gisela João, cerimónias oficiais, entre muito mais.
O dia 17 de maio, sábado, promete ser o ponto alto das comemorações, com a cerimónia militar junto ao navio Gil Eannes e desfile das forças em parada, com a presença de cerca de 550 militares e ainda uma demonstração naval.
De 14 a 18 de maio, poderá ser visitado o Navio-Escola Sagres, atracado junto à Praça da Liberdade. O Navio-Escola Sagres é comandando pelo Comandante José Sousa Luís e conta com uma guarnição de 85 militares, 37 cadetes e um Oficial da Escola Naval.
A inauguração do Monumento do Dia da Marinha está agendada para as 15h00 de 15 de maio, em frente à Capitania do Porto de Viana do Castelo. A cerimónia religiosa acontece na Sé Catedral de Viana do Castelo, pelas 10h30 de domingo, 18 de maio.
Será também um fim-de-semana de muito desporto, inserido no Dia da Marinha, nomeadamente Jiu-Jitsu (lutas casadas e demo de defesa pessoal), Cross Training Naval (circuito de manutenção) e Corrida Virtual.