Altominho.tv

Incêndios preocupam populações em Arcos de Valdevez

Nas últimas horas, o concelho de Arcos de Valdevez tem sido afetado por incêndios florestais que mobilizam os bombeiros locais e outras forças de proteção civil. As chamas, que deflagraram em áreas de mato e floresta, ameaçam várias freguesias do município.

O forte vento tem complicado a atuação dos bombeiros de Arcos de Valdevez, que desde o final da tarde desta quarta-feira, 19 de março, se veem sobrecarregados no combate aos incêndios florestais.

De acordo com as declarações do comandante Filipe Guimarães, o Lugar de Paradela, em Soajo, é o que mais preocupa os bombeiros. “A situação é crítica. A frente de fogo está a evoluir com grande velocidade em direção ao Lugar de Paradela. O vento está fortíssimo, o que dificulta muito o trabalho”.
 
No teatro de operações já estão cerca de 40 operacionais, apoiados por 11 viaturas, que estarão a ser reforçados.
 
Para além desta frente de fogo, os bombeiros estão também a combater outros incêndios na freguesia de Vilela, São Damião e Sá, que mobilizava, às 22h55, 20 operacionais, apoiados por 7 viaturas.
 
Fonte dos bombeiros dos Arcos de Valdevez relata um cenário complicado, devido ao vento forte, e diz que há casas ameaçadas pelas chamas.
 
Este é o cenário no lugar de Paradela na Vila do Soajo, no concelho de Arcos de Valdevez: