O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho – AECT Rio Minho promoveu, na passada semana, o território do Rio Minho Transfronteiriço, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), como um destino autêntico, sustentável e fantástico, de Portugal e da Galiza, junto de operadores turísticos presentes no certame.
A ação promocional, do território, do AECT Rio Minho, decorreu no stand do Turismo Porto e Norte e serviu, também, para apresentar o projeto VISIT_RIO_MINHO_PLUS.
É com o projeto VISIT_RIO_MINHO_PLUS que os concelhos da raia minhota pretendem alavancar o potencial turístico deste território transfronteiriço do Rio Minho, como um espaço único entre Portugal e a Galiza.
O objetivo central é contribuir para o desenvolvimento económico do Rio Minho transfronteiriço, aproveitando o imenso potencial turístico que os seus recursos oferecem, e fazer isso de maneira inteligente e sustentável.
A apresentação esteve a cargo de José Manuel Vaz Carpinteira, diretor do AECT Rio Minho e presidente da CM Valença, de José Manuel Alfonso Gonzalez, alcalde de As Neves e de Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte.
José Manuel Carpinteira destacou, na sua intervenção, que o “Rio Minho é uma região rica em património natural, histórico e cultural, que precisa de ser preservada e, ao mesmo tempo, promovida de forma eficaz. O nosso foco é precisamente esse: proteger e valorizar o meio ambiente e o património local, para torná-lo um destino turístico diferenciado, sustentável, inteligente e rentável”.
Por sua vez o Alcalde de As Neves, José Manuel Alfonso Gonzalez, destacou o potencial turístico que oferecem os recursos do rio Minho, nomeadamente “a gastronomia, o património histórico, o relax e bem-estar, o Caminho de Santiago, a oferta cultural ou as atividades ao ar livre, da autenticidade das festas e romarias”.
O Rio Minho é um dos destinos mais fascinantes e autênticos de Portugal e da Galiza, com uma diversidade única que atrai visitantes de todas as partes do mundo. A região é a linha de fronteira natural entre dois países e, ao longo das suas margens, podemos encontrar uma rica variedade de ofertas turísticas que cruzam a cultura dos dois países.
Com esta ação o AECT Rio Minho pretendeu incentivar os operadores turísticos a olharem para as potencialidades desta região e a verem uma oportunidade de desenvolvimento de novos negócios no território.
O projeto VISIT_RIO_MINHO_PLUS é uma operação cofinanciada em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através da convocatória INTERREG VI-A Espanha-Portugal.