Altominho.tv

Alto Minho com chuva e vento forte a partir de sexta-feira

Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão ser afetados a partir de sexta-feira por superfícies frontais frias que vão trazer chuva, vento e agitação marítima fortes, disse à agência Lusa a meteorologista Ângela Lourenço.

“Vamos ter uma superfície frontal no dia 7 [sexta-feira] e outra no dia 08 [sábado]. Estas superfícies estão associadas a uma depressão que está neste momento em cavamento e a aproximar-se da região noroeste da Península Ibérica, onde vai permanecer e afetar o estado do tempo pelo menos até dia 9 [domingo]”, adiantou.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para hoje ainda está prevista chuva que pode ter alguma intensidade no litoral norte e centro durante o período da tarde, mas já com abertas na região sul.

“Gradualmente a partir de amanhã [sexta-feira] vamos ter a aproximação de uma superfície frontal fria com atividade moderada a forte que vai trazer chuva para todo o território e para o qual já foi emitido aviso amarelo. Vai trazer também o aumento da intensidade do vento, soprando por vezes com rajadas em particular no litoral e nas terras altas, mas vai sentir-se um pouco por todo o pais”, contou.

Esta previsão do estado do tempo, levou o IPMA a emitir aviso amarelo de chuva para todos os distritos de Portugal continental entre as 15h00 de sexta-feira e as 00h00 de sábado e de vento para o Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga entre as 12h00 e as 21h00 de sexta-feira.

Em relação às temperaturas em Portugal continental, a meteorologista do IPMA adiantou que a descida mais significativa será no sábado, dia em que a intensidade do vento fará aumentar o desconforto térmico.

“No dia 8 [sábado] vamos ter temperaturas máximas que podem chegar aos 13/14 graus no litoral e 2 a 5 graus nas regiões do interior. As mínimas serão [no sábado] de 7/8 graus no litoral norte e no interior inferiores a 0 graus”, disse.