O II Simpósio Internacional de Gastronomia do Alto Minho, organizado pelo Município de Ponte de Lima em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, “afirmou-se no contexto nacional e internacional no debate do papel da enogastronomia e do setor agroalimentar no desenvolvimento dos territórios”, deu nota a autarquia.
O evento contou com a presença de oradores nacionais e estrangeiros, oriundos da Irlanda, Suécia, França e Espanha, afiliados a importantes instituições do sector da gastronomia, com reconhecido mérito internacional, como é o caso do Institut Paul Bocuse e do Basque Culinary Center Innovation.
As intervenções dos vários intervenientes “suscitaram o debate entre a mais de meia centena de participantes inscritos o que demonstra o crescente interesse por essas temáticas”.
Durante a estadia por Ponte de Lima, os oradores tiveram a oportunidade de visitar produtores de produtos endógenos e de raça bovina autóctone e de conhecer o processo desde a origem até à transformação da matéria prima e ao consumo.
A Câmara de Ponte de Lima deu ainda nota que “a partir da partilha de conhecimento científico e de boas práticas, este evento pretende contribuir para a afirmação do Alto Minho e de Ponte de Lima, em particular, como destino enogastronómico de excelência, bem como incentivar a restauração e demais parceiros económicos do território a contribuir para o alavancar de uma economia circular com vista à diminuição da pegada ecológica através de uma maior utilização de produtos endógenos e do respeito pela sazonalidade dos produtos”.
O encerramento do II Simpósio Internacional de Gastronomia contou a presença do Ministro da Agricultura e das Pescas, José Manuel Fernandes.