“A União Europeia é um projeto de crescimento coletivo, uma herança que devemos celebrar e continuar a defender e fortalecer”, afirma Rui Teixeira, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, que este ano assinala o dia da Europa (9 de maio) de uma forma simbólica.
O Castelo de Cerveira, ex-libris do concelho, surgirá iluminado com a cor azul da bandeira europeia, nas próximas duas noites e, na manhã desta quinta-feira, será hasteada a bandeira da União Europeia no edifício dos Paços do Concelho.
Em comunicado, o Município de Vila Nova de Cerveira destaca que “está cada vez mais em sintonia com o resto da Europa, com vários projetos europeus em curso”. Um deles, o mais recente – projeto ARCHETHICS – envolve o Castelo de Cerveira, daí ter sido o monumento destacado para assinalar esta efeméride.
De acordo com Rui Teixeira “o atual estado de abandono impõe a necessidade do Castelo de Cerveira voltar a fazer parte do quotidiano da comunidade”, pelo que encara a essência e a integração neste projeto europeu em curso como “uma oportunidade mais abrangente para refletir, em conjunto, novas rotas culturais que integrem este monumento nacional no dia a dia dos cerveirenses e dos turistas, recuperando a relação afetiva e histórica entre o Castelo e a sua população, e restaurando a sua centralidade”.
O autarca destaca ainda a capacidade do município no que diz respeito ao aproveitamento dos fundos comunitários. “Temos sabido aproveitar as várias oportunidades que vão surgindo em prol do desenvolvimento do concelho e há bons resultados à vista e para desfrute da população como seja o recém-inaugurado Palco das Artes”, afirma, acrescentando: “O futuro apresenta-se desafiador. Temos de estar unidos para o enfrentar e vencer”.
De relembrar que o Dia da Europa assinala o aniversário da histórica “Declaração Schuman”, em que num discurso proferido em Paris, a 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, capaz de trazer a paz ao continente europeu.
Desta ideia, baseada na cooperação conjunta, assentou criação da União Europeia (UE). Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.