Fazendo jus ao slogan de ‘Vila das Artes’, Cerveira celebra o 50º aniversário do 25 de Abril “com uma vasta programação, onde a vertente artística se destaca”, deu hoje nota a autarquia.
“Símbolo da Liberdade conquistada pela Revolução de 1974, 10 mil cravos vão ser ostentados nas varandas dos Paços do Concelho e 50 cravos espalhados pelas ruas do centro histórico. Em feltro ou em madeira, as duas instalações artísticas surpreendem pela originalidade, pela dimensão, pelas mãos de quem executou e pela proliferação da mensagem”.
“Eco de Cravos” nasce de um desafio da autarquia para a realização de um projeto artístico-social, participado por 200 utentes de sete IPSS’s do concelho e da Unisénior de Cerveira para elaborar à mão 10 mil cravos em feltro, num ambiente de convívio e, acima de tudo, numa manifestação tangível do legado de Abril de 1974, relembrando a importância daquele dia histórico, através da arte e da memória coletiva, partilhando-a com as novas gerações.
Algumas semanas e muitas horas de trabalho estarão expostas, a partir da manhã desta quarta-feira, 24 de abril, na casa da democracia local, a Câmara Municipal, instalação que será testemunhada por muitos dos utentes participantes.
A execução de cada um dos 10 mil cravos, símbolo da revolução, ecoa histórias, experiências e valores associados ao 25 de Abril, por quem viveu o antes e o depois.
O programa comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril promovido pelo Município cerveirense é diversificado nas artes performativas e apresentadas em diversos espaços públicos, por forma a abranger todas as faixas etárias.
Até ao dia 28 deste mês, ‘Cerveira Celebra Abril’ propõe ainda música, dança, teatro, palestras, literatura, documentários, performances criativas, oficinas criativas, exposições e a habitual sessão solene.
A inauguração do Palco das Artes, agendada para o dia 24 de abril, apresenta-se como um dos momentos marcantes.