Altominho.tv

Romaria d’Agonia, Museu do Traje e Santuário de Santa Luzia vencem Prémio Cinco Estrelas Regiões – 2024

Viana do Castelo volta a estar em destaque na 7ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões – 2024 ao vencer com três ícones do Município: na categoria Festas /Feiras/Romarias foi vencedora a Romaria Sra. d`Agonia, na categoria Museus venceu o Museu do Traje e na categoria Monumentos o destaque vai para o Santuário de Santa Luzia.

Sobre os vencedores, a Romaria d’Agonia é o expoente máximo do calendário das festas vianenses, grandiosa em programação, no número de visitantes, na força da tradição do traje à vianesa, no peso do ouro que as mordomas exibem ao peito.

O Museu do Traje, integrado na Rede Portuguesa de Museus desde 2004, localiza-se no centro histórico da cidade, na Praça da República, e está instalado num edifício construído entre 1954 e 1958, com caraterísticas arquitetónicas do “Estado Novo”, onde funcionou até 1996 a delegação nesta cidade do Banco de Portugal.

Já o Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus é o verdadeiro ex-libris do concelho, assumindo-se como um dos monumentos mais emblemáticos de Viana do Castelo. É ponto de paragem obrigatória para todos aqueles que visitam a cidade e, subindo ao zimbório, o visitante desfruta de uma das mais deslumbrantes paisagens do mundo.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe em cada uma das 20 regiões (18 distritos + 2 regiões autónomas) ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência; bem como premeia marcas portuguesas a nível regional.

Através de uma votação nacional, os portugueses identificam anualmente, para cada região, o que consideram Cinco Estrelas a vários níveis. Tanto a votação dos ícones como a avaliação das marcas foi gerida pela Multidados.com, tendo, para 2024, contado no total com a participação de 454.000 consumidores, e tendo sido avaliadas 1.036 marcas e eleitos 100 ícones regionais.