A chuva intensa que se fez sentir com a passagem da tempestade ‘Nelson’ durante a semana da Páscoa resultou num aumento significativo no volume das barragens em território nacional.
De acordo com o Correio da Manhã, o volume médio das 80 barragens monitoradas subiu de 86,4% para 89% em apenas uma semana, sendo que 16 destas encontram-se completamente cheias, operando a 100%. Por outro lado, apenas quatro barragens registam um volume inferior a 40%.
No Algarve, a situação alcançou um marco positivo, com a região finalmente a sair de um estado alerta em termos de reservas de água por bacias hidrográficas, graças aos ganhos obtidos nas barragens durante este período.
No Alentejo, destaca-se a barragem do Alqueva, que atingiu esta terça-feira um volume de 3942 metros hm3, correspondente a 95% da sua capacidade total, estando apenas a 55 centímetros de atingir a capacidade máxima pela primeira vez em uma década.
Seguindo-se a estas, a bacia hidrográfica de Castelo de Bode, localizada no rio Zêzere, registou 96% da sua capacidade, enquanto a do Baixo Sabo, afluente do rio Douro, detém a terceira maior albufeira do paíse apresenta uma capacidade de 94%.
Com as previsões de mais chuva até segunda-feira, os agricultores algarvios estão a apelar ao Governo para que alivie as restrições ao uso da água na agricultura, impostas devido à prolongada seca que afetou a região.