Os alunos do 1.º Ciclo da Escola Básica Diogo Bernardes participaram ontem numa sessão em que os colegas mais velhos que já frequentam os ensinos livre e articulado de música, ministrados pela Academia de Música de Ponte da Barca, apresentaram performances com diversos instrumentos musicais.
“A aposta na valência formativa da música e da sensibilidade artística constitui uma opção estratégica do Município, que representa um encargo que ultrapassa os 120 mil euros/ano. Apesar deste grande esforço financeiro, o Executivo municipal considera tratar-se de um investimento prioritário, uma vez que proporciona às crianças e jovens um contributo muito relevante para a sua formação pessoal”, refere a autarquia em comunicado.
Acompanhados pelos respetivos professores titulares, os mais de 200 miúdos – dos 1.º ao 4.º anos de escolaridade – tiveram, assim, oportunidade de contactar e de experienciar instrumentos como o violino, piano, clarinete, saxofone, trompete, bateria, e também de desfrutar das múltiplas potencialidades do canto.
A animar a sessão estiveram cerca de duas dezenas de alunos, que, de uma forma simples e animada, encheram de vida e animação o pavilhão da Escola, com uma pequena apresentação/audição, que tinha como objetivo dar a conhecer as várias ofertas disponíveis e também motivar para a formação musical.
Esta atividade de promoção da música e da sensibilidade artística aconteceu depois de, na última semana, mais de uma centena de alunos que, no corrente ano letivo, já frequentam os ensinos livre e articulado ministrados pela Academia de Música de Ponte da Barca terem prestado provas públicas, com audições, na Casa da Cultura.