O concelho de Caminha registou, em 2023, uma subida no número de hóspedes e de dormidas, “batendo recordes” e “acompanhando o sucesso do crescimento do turismo nacional”, sobretudo na Região Norte, informou hoje a autarquia.
De acordo com as estatísticas do INE – Instituto Nacional de Estatística, o número de hóspedes nos estabelecimentos de alojamento turístico em Caminha, em 2023, bateu todos os recordes e foi de 73 508. Entre os 10 concelhos do Alto Minho, apenas Viana do Castelo superou aquele valor.
Por seu lado, o número de dormidas em estabelecimentos de alojamento turístico no ano passado, em Caminha, subiu para 119 507, apenas ultrapassado, entre os 10 municípios do Alto Minho, por Ponte de Lima e Viana do Castelo.
Para Rui Lages, estes são resultados muitíssimo animadores, que “reforçam a nossa convicção e sustentam a nossa estratégia. Por isso apostamos na oferta cultural, nos equipamentos, no Ambiente, na nossa serra e nas nossas praias, no nosso comércio e na nossa indústria e nas nossas instituições culturais e desportivas, que nos ajudam a preservar o nosso ADN e a manter vivas e dinâmicas as nossas tradições”.
“Este resultado é uma conquista de todos nós. Mostram que a atratividade do concelho de Caminha é cada vez maior e que estamos no caminho certo. Quero deixar uma palavra de agradecimento a todos os agentes, nos variados setores, que trabalham para que o concelho possa progredir e para que a nossa economia seja fortalecida. E estou muito otimista para 2024: o desafio é cada vez maior, mas estamos à altura e sei que
conto com todos”, acrescenta o presidente da Câmara Municipal.