A tradição gastronómica do Cozido à Portuguesa ganha destaque nos restaurantes de Ponte da Barca, no conhecido “Domingo Gordo”, a 11 de fevereiro, que antecede a terça-feira de Carnaval.
Este prato emblemático, rico em sabores regionais, é o protagonista do arranque dos Domingos Gastronómicos, uma iniciativa da autarquia barquense para promover a gastronomia local.
Augusto Marinho, Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, enfatiza que esta iniciativa “promove a reputada gastronomia local” e também proporciona aos apreciadores da boa comida “a oportunidade de descobrir a beleza singular do concelho”, situado no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, Reserva Mundial da Biosfera, classificado pela UNESCO.
Sete restaurantes locais – a Casa do Destro, Churrasqueira Barquense, Jaime Gomes, Novas Pontes, O Moinho, O Tasco e Tasquinha das Delícias -, “juntam-se à rota do bom gosto”, oferecendo durante seis domingos ao longo do ano, “uma seleção dos melhores pratos da região”, como a Lampreia, a Posta Barrosã, o Cabrito à Serra Amarela, o Naco à Terra da Nóbrega e o Sarrabulho.