A Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, esteve esta manhã, em Caminha, onde visitou o Bairro dos Pescadores e assistiu à celebração dos contratos da transferência da gestão de imóveis da IP Património para o IHRU e de arrendamento para habitação permanente, no Bairro dos Pescadores, em Caminha, entre o IHRU e o Município de Caminha.
“Iniciamos este novo ano em Caminha da melhor forma. Iniciamos o ano com o foco e o olhar em promover políticas públicas habitacionais”, referiu Rui Lages.
“Não posso deixar de elogiar esta atitude do Estado em querer alocar o seu património ao serviço da população. Por isso, permitam-me aqui lançar ainda um desafio. Temos três casas que pertencem ao ICNF, junto à Mata Nacional do Camarido, numa zona nobre e na entrada da Vila de Caminha. Gostaríamos também de ver essas casas requalificadas e que pudessem servir a nossa população. Dar um uso habitacional a esse mesmo complexo”, acrescentou o Presidente da Câmara de Caminha.
Na Biblioteca Municipal de Caminha decorreu a assinatura da transferência da gestão de imóveis da IP Património para o IHRU, cujo documento foi assinado por Carlos Fernandes, Presidente do Conselho de Administração da IP Património e António Leitão, Presidente do Conselho Diretivo do IHRU e ainda foram celebrados dois contratos de arrendamento para habitação permanente, no Bairro dos Pescadores, em Caminha, entre o IHRU, dono e legítimo proprietário dos imóveis, e o Município de Caminha.
A celebração destes contratos permitirá ao Município, a possibilidade de subarrendamento a agregados em situação de carência habitacional.
A Ministra da Habitação referiu que a habitação é um direito fundamental e que é objetivo das políticas habitacionais dar resposta às necessidades reais das famílias para que todos possam viver condignamente.