“Zoo Story”, a primeira peça integralmente em língua gestual portuguesa, assinala no Centro Cultural de Paredes de Coura na próxima quinta-feira, 30 de novembro, pelas 21h30, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se evoca a 3 de dezembro por designação da Organização das Nações Unidas em 1998.
Com esta peça dirigida por Marco Paiva, com base num texto do dramaturgo norte-americano Edward Albee, concretiza-se a acessibilidade cultural e a diversidade artística, bem como os direitos das pessoas com deficiência.
É com base neste propósito que, para além do espetáculo para o público em geral, a associação Terra Amarela, plataforma de criação artística inclusiva, realiza oficinas e laboratórios ao longo da semana com utentes e equipa técnica do CAO-Centro de Atividades Ocupacional.
Sobre ‘Zoo Story’, que nasce de uma coprodução entre o Teatro Nacional D. Maria II, Terra Amarela, Cine-Teatro Louletano, Centro de Artes de Águeda, Centro Cultural Vila Flor e Culturproject, é uma “proposta de reconhecimento da diversidade como um espaço facilitador de encontros, enquanto questiona o teatro que se encerra no dogma, na convenção estética e formal. Um encontro raro entre públicos que têm diferentes necessidades e expectativas e que reconhecerão na prática teatral o seu espaço de representatividade, afirmação e sentimento de pertença” explica o comunicado enviado.