A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca abriu ontem portas para uma sessão centrada na importância do conhecimento científico, como forma de assinalar o Dia Mundial da Ciência.
Os alunos do 11º e 12º anos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca compunham a plateia juntamente com outras entidades ligadas em rede através das Casas de Conhecimento, tendo tido a oportunidade de ouvir as palavras de José Artur Brito, investigador doutorado em Bioquímica Estrutural, orador convidado da autarquia de Ponte da Barca.
A palestra começou com uma explanação sobre a Bioquímica Estrutural, que se dedica à análise da estrutura tridimensional de moléculas biológicas. José Artur Brito destacou como essa abordagem é fundamental para a compreensão dos processos bioquímicos essenciais à vida.
Um dos momento centrais da sessão foi dedicado aos desafios relativos à resistência a antibióticos. O palestrante enfatizou a relevância crítica desse tema na contemporaneidade e a necessidade premente de uma compreensão profunda para abordar este problema global.
Educação e consciencialização foram enfatizadas como ferramentas-chave na luta contra esta problemática.
No encerramento, foram respondidas algumas perguntas ao público, estendendo-se ainda a discussão para o futuro e importância da pesquisa nesta área e sobre os avanços impactantes que podem acontecer nos próximos anos.
Houve ainda tempo para enquadrar na conversa a incorporação de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, no conhecimento científico em geral. O orador destacou a necessidade de investimentos financeiros prioritários em pesquisas que integrem essas tecnologias, visando avanços mais rápidos e eficazes.