No âmbito do 2º ciclo de exposições de 2023, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira volta a promover a iniciativa “Dias Abertos no Museu Bienal de Cerveira”.
O primeiro momento da programação arranca no próximo sábado, 18 de novembro, com visitas orientadas às exposições, com a presença dos artistas Alberto Vieira e Ana Pais Oliveira. A entrada é livre.
A iniciativa “Dias Abertos no Museu Bienal de Cerveira” apresenta-se como um programa de atividades paralelas às exposições patentes que irá decorrer maioritariamente aos sábados. O objetivo desta iniciativa consiste em trabalhar o diálogo com a comunidade, através da literacia pelas Artes, da mediação cultural e do contacto direto com os artistas.
“As edições dos Dias Abertos no Museu têm tido muito sucesso e participação por parte do público, pelo que queremos dar continuidade a esta iniciativa e proporcionar experiências de programação cultural multidisciplinares a quem nos visita”, explica o Presidente da FBAC, Rui Teixeira.
O programa irá arrancar no próximo sábado, 18 de novembro, às 11h00, com visitas orientadas às exposições patentes na Galeria Bienal de Cerveira e, às 15h00, no Fórum Cultural de Cerveira, pelas curadoras Helena Mendes Pereira e Mafalda Santos, que contarão ainda com a presença dos artistas representados Alberto Vieira e Ana Pais Oliveira.
A FBAC integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes. Programa “Dias Abertos no Museu Bienal de Cerveira” de 2023.
No dia 8 de dezembro, no feriado, realiza-se uma visita orientada à exposição “O Poder do objeto” por Helena Mendes Pereira, pelas 11h00. Neste dia, os espaços estão abertos apenas para as visitas orientadas. Pelas 15h00, decorre uma visita orientada por Helena Mendes Pereira às exposições “Exilados: do arquivo de Henrique Silva aos artistas em Paris”, “Livre trânsito_ciclo permanente de residências e intervenções artísticas” e “PERSPETIVA 24 a partir das conversas entre Helena Mendes Pereira e João Ribas”.
Já no dia 16 de dezembro, é inaugurada a exposição das Oficinas criativas “AMAM – Rede de Apoio a Migrantes e, às 16h00, a exposição de Joaquim Pires, promovida pela Associação Projeto N.D.C.