O Aquamuseu do rio Minho, durante dois dias, 17 e 18 de novembro, vai promover mais um encontro de investigadores e interessados no futuro dos recursos naturais da região, com especial enfoque no rio Minho, anunciou hoje a autarquia de Vila Nova de Cerveira.
De acordo com a nota enviada, no total, o XI Simpósio Ibérico Sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho conta com a apresentação de 25 trabalhos científicos, além de um espaço de debate e troca de experiências entre os cientistas e a comunidade, em particular os pescadores.
O Simpósio Ibérico, de caráter bienal, procura uma atualização permanente do conhecimento em torno de temáticas que interferem diretamente com a gestão e a vivência do rio Minho, impulsionando sinergias e criando oportunidades de iniciativas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação na área da Cooperação.
“A essência deste certame desdobra-se sobre três componentes fundamentais e complementares: a científica, dando a oportunidade para os jovens investigadores apresentarem os seus trabalhos de investigação em prol do conhecimento científico do rio Minho na área dos recursos naturais; a educativa, proporcionando aos professores da região novos conceitos pedagógicos que, na medida das suas necessidades, podem ser aplicados em contexto de aula; e a comunitária, permitindo a participação de diferentes atores locais, como pescadores, associações de pescadores, autoridades de fiscalização e gestão, cidadãos em geral, obtendo as perspetivas e expectativas de quem trabalha estes espaços naturais”, lê-se também no comunicado.
Ano após o ano, o Aquamuseu do rio Minho mantém-se envolvido em vários projetos nacionais e internacionais, seja como coordenador, seja como parceiro, assumindo uma dinâmica bastante participativa, interessada e interativa. A título de exemplo, e sendo a poluição uma das temáticas centrais desta XI edição do Simpósio Ibérico, o ‘BlueWWater’, o novo projeto de cooperação transfronteiriça, que envolve 11 entidades do Norte de Portugal e da Galiza, entre as quais o Município de Vila Nova de Cerveira através do Aquamuseu do rio Minho, será uma das comunicações que integra o programa deste encontro ibérico.
O projeto “visa o controlo, tratamento e redução de microplásticos e contaminantes emergentes em águas residuais urbanas e no meio costeiro transfronteiriço, protegendo, conservando e valorizando a biodiversidade existente”, num custo elegível de 1,4milhões de euros, aprovado pelo Comité de Gestão do Programa de Cooperação Interreg VI A España-Portugal 2021-2027, com uma comparticipação FEDER de cerca de 1ME.
A participação de oradores representando diversas instituições de Portugal e de Espanha reflete o interesse sempre ativo em torno do rio Minho como unidade de estudo e investigação, assim como de cooperação. Estarão representadas as Universidades do Porto, Aveiro, Évora, Santiago de Compostela, Vigo; a Fundação Ciências Tecnologias do Mar-Vigo (CETMAR), o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e a Autoridade Marítima.
O XI Simpósio Ibérico Sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho decorre no Auditório da Biblioteca Municipal.